top of page

        Meu nome é Paulo Scharlach, e a editora nasce da minha necessidade pessoal de produzir meus próprios trabalhos de desenho, pintura, fotografia e poesia, visual e escrita, de forma reprodutível independente e acessível para qualquer um, desenvolvendo o uso da fotocópia como meio.
        A fotocópia é um dos meios mais acessíveis dentre as reproduções manuais-analógicas-digitais. Em toda esquina tem alguém com uma maquina de fotocópia, copiando e copiando, o que ‘pode’ e o que ‘não pode’ ser copiado à preços acessíveis...
        O interesse pelos desmembramentos das formas de livro; como livro painel, livro-caixa, livro pasta se tornaram mote de pesquisa e de interesse da editora ao longo desse tempo.

        No início a editora se chamava Soluço; dos significados de “soluço”, desde o engasgo do choro, ao soluço interminável incômodo, ou cômico – todos interessavam.

       Hoje conto com a parceria do artista visual Adler Murad, na editoração dos trabalhos e organização da editora, que passa, então, a se chamar Editora Esperteza de fotocópias, com o sentido de reavivar o tema da reprodutibilidade “livre” contido na fotocópia.

 


       A Editora Esperteza está aberta a proposição de novos trabalhos que possam discutir a fotocópia como mídia; a possibilidade de composição de imagem reprodutível e/ou factível por QUALQUER UM, bem como a publicação de todo e qualquer outro tema.

- Editora Esperteza -
de fotocópias

bottom of page